terça-feira, 12 de janeiro de 2010

:::Palavra do Pastor:::

Avivamento ou movimento?
"Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia" (Hc 3:2).
O verdadeiro avivamento centraliza a Palavra de Deus na confissão do crente, que está sempre em sintonia com Ela. O avivamento genuíno é bíblico, ou seja, aquele que defende e cumpre a Palavra de Deus.
É importante observar que hoje no Brasil há um grande “movimento espiritual”, que com grande relevância é denominado como “mover do espírito” ou “um grande avivamento nas igrejas Brasileiras”; não podemos esquecer que em épocas de um grande sincretismo religioso, a igreja será renovada pela Palavra. Não há avivamento sem volta à Palavra, não há avivamento sem que a igreja tenha avidez pelas verdades eternas.
1. Se o culto ou reunião dos crentes, tido por avivado, não produz a busca pela Palavra de Deus ou não manifesta como emergindo de seus preceitos, está longe de um verdadeiro avivamento. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6).
2. Cultos, encontros, reuniões e vigílias, têm levado muitos crentes à ausência de um culto voltado para pregação do genuíno Evangelho, onde muitas vezes não sobra tempo para os sermões. Muitos cânticos, oportunidades, testemunhos, apresentações de grupos etc., resultam um culto emocional, liturgias desordenadas, movimentos litúrgicos agitados e encontros devocionais com emocionalismo e exacerbações. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1), convocando a igreja para um culto racional ( ver I Coríntios 14:40; Amós 8:11).
3. Carecemos do Evangelho que traga a liturgia para a Bíblia, e que revele a condição como verdadeiramente evangélica. Não existe avivamento sem raízes bíblicas.
a) O culto: é impossível acreditar que houve avivamento nos cultos sem a pregação da palavra.
b) Louvores ou cânticos: precisam ser inspirados na Palavra e conter letras que falem claramente de Deus, e que não sejam comprometidas com heresias.
“O louvor precisa preparar o solo (coração), para a boa semente, que é a pregação de um puro Evangelho”.
4. O Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo diz: “porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada. Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido” (I Timóteo 4:5-6). Ele aponta a palavra associada a uma vida de oração, como base para um crescimento espiritual e uma completa santificação. Mostra-nos também que se alguém quer ser um bom ministro ou discípulo de Cristo, precisa ter a sua formação com as palavras da fé e nutrido com a santa doutrina (ver II Timóteo 2:15; 3:16-17).
5. Quando Pedro e João pregavam a palavra do evangelho, “e muitos, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil...” (Atos 4:4), os sacerdotes e o capitão do templo, bem como os saduceus, foram confrontados em seus ensinamentos falsos e heréticos (Atos 4:1-31).
a) Não podemos deixar de falar (Atos 4:20)
b) Não podemos furtar de nossos cultos a doutrina (Palavra), e dar lugar à apostasia (I Timóteo 4:1-2).
c) Devemos ter o cuidado com “sermões” que dissimuladamente, introduzem heresias no meio da igreja de Cristo (II Pedro 2:1-3).
Este é o aferidor maior de um verdadeiro avivamento: Centralização na Palavra e zelo em preservar a sã doutrina bíblica e um criterioso temor em observar e praticar a Palavra.
Que o Senhor nos ajude a promover um grande avivamento em nossos dias, e que a verdadeira mensagem do Evangelho seja preservada em nossos cultos ou reuniões, e que a essência da Palavra, sem que os divinos preceitos de Deus sejam violados, proporcione um grande avivamento nesta geração.
Pr. Julio Cesar Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário