quinta-feira, 14 de outubro de 2010

:::Serra reafirma ser a favor da união civil homossexual:::

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, reafirmou nesta quinta-feira ser a favor da união civil de pessoas do mesmo sexo, mas disse que o casamento é uma questão religiosa, que deve ser analisada pela Igreja. “Eu acho que a questão do casamento propriamente dita é uma questão que está ligada às igrejas. Agora, a união em torno dos direitos civis já existe inclusive na prática pelo Judiciário. Sou a favor. Outra coisa é o casamento, o componente religioso. Daí cabe à Igreja defender sua posição.”
Serra já havia declarado em mais de uma ocasião ser favorável à união civil entre homossexuais. A afirmação foi feita em diversas sabatinas das quais o tucano participou na largada da campanha.
Ao participar de um fórum de combate à AIDS em São Paulo, Serra comentou o fato de grupos religiosos terem pedido à petista Dilma Rousseff que se comprometa a não alterar a lei que trata do aborto ou endossar o casamento homossexual. “Ela tem lá os problemas dela, de que diz uma coisa, outra hora diz outra”, alfinetou.
O candidato lembrou ainda a sua participação no Ministério da Saúde, dizendo ter atuado no combate à AIDS. Afirmou que, nesta época, intensificou a distribuição de preservativos. “Fizemos uma política de uma difusão de preservativos. A Igreja nunca colocou obstáculos. A Igreja sempre colocou sua posição, mas nunca fez campanha contra”, afirmou.
Serra defendeu ainda a quebra da patente de medicamentos destinados ao combate à AIDS no Brasil. Ele criticou a importação dos medicamentos e afirmou que o País não tem uma política consistente para minimizar os efeitos da doença.
Serra assinou um termo de compromisso em que promete apoiar o movimento de luta contra a doença. De acordo com o presidente da entidade, Rodrigo de Souza Pinheiro, a organização tentou, desde o primeiro turno, encontro com os presidenciáveis. Segundo Pinheiro, Dilma confirmou hoje, por meio de assessoria, a presença no mesmo evento nesta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário